Santa Maria está vivendo um momento histórico. Cada minuto vem sendo vivido com enorme expectativa, e até ansiedade, na contagem regressiva para o jogo do Inter-SM contra o Veranópolis. A decisão deste domingo (17) é muito mais do que uma partida de futebol, é a mobilização de uma cidade jogando na mesma direção.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Há muito tempo não se via uma união tão forte em busca do mesmo objetivo. A magia do futebol está na sua capacidade de empolgar e de arrastar multidões, como a grande cruzada que percorre campos de batalha vencendo barreiras adversárias até chegar à vitória final.
É hora de buscar inspiração e força na história. No time que pela última vez levou Santa Maria à Elite do futebol gaúcho: Luciano, Rangel, Alex, Aládio, Cirilo, Fabinho, Polaco, Paulo Cézar, Alê Menezes, Chiquinho e Marcelo. Em Bebeto Rosa, o dedicado treinador, e no saudoso presidente Marineu Ziani.
É preciso buscar no retrovisor do tempo nomes que fizeram a história deste clube, dentro e fora de campo, muitos ainda entre nós, outros na nossa memória e saudade. Que o jovem e corajoso presidente Pedro Della Pasqua receba as bênçãos de todos que o antecederam, daqui e de outras dimensões.
Que o grito de “VAMOS SUBIR INTER”, que virou o mantra de uma torcida apaixonada, ecoe pelo Presidente Vargas, tome o caminho da Liberdade e sirva de exemplo para que a cidade se una, deixando de lado diferenças e divergências, cada vez que enfrentar qualquer tipo de desafio, dentro e fora de campo.
Tudo que foi feito até aqui deu certo, mas o futebol é caprichoso e atende a uma única lógica, o resultado. Por isso é necessário foco e entrega do primeiro ao último instante, colocar o coração na ponta da chuteira, para transformar em realidade o sonho acalentado há 14 longos anos. E que tudo, ao final dos noventa minutos, seja uma grande e prazerosa lição de vida. Agora e depois.
Ministro vem a Santa Maria para empossar Reitora
Está marcada para quinta-feira (21), a posse oficial da Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, IFFar, Nídia Heringer, gestão 2025-2029. O evento, que ocorrerá à tarde no Salão Nobre do Avenida Tênis Clube, entre 14 e 16h (depende ainda de Brasília), terá a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. O ato terá também a participação da comunidade acadêmica do IFFar, servidores, docentes, técnicos, estudantes e autoridades regionais. Existe a expectativa de que o Ministro traga informações definitivas sobre a transferência da sede antiga da Ulbra, em Boca do Monte, para o Instituto Farroupilha.
Pedido do cmt já está no TCE-RS
Já está no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) o pedido de informações sobre a licitação do transporte coletivo urbano de Santa Maria. A matéria, segundo a assessoria de imprensa do órgão, está sob análise, e não existe ainda um prazo para sua conclusão. Além do descumprimento de dispositivos legais, na ótica do Conselho Municipal de Transportes, uma das preocupações é com a falta de clareza sobre a concessão ou não de subsídios, que impactará diretamente no preço final das tarifas. O valor colocado no edital assustou principalmente aos usuários.
Itararé agora é bairro histórico e cultural do Município
A Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou por unanimidade o projeto de autoria do vereador Marcelo Zappe Bisogno, que dá ao Itararé o título de “Bairro Histórico e Cultural”. Ao comemorar a aprovação, o autor disse que além de ser um dos mais antigos, o Itararé tem algumas características especiais, como sua profunda ligação com a história da ferrovia. Além de ampliar as possibilidades de buscar recursos nas esferas municipal, estadual e federal, para revitalizar símbolos importantes, como o Monumento ao Ferroviário e outros espaços públicos, serão feitos contatos com os consulados da Itália e da Alemanha, pois sua população é formada, entre outras etnias, por grandes contingentes de descendentes italianos (27%) e alemães (23%).
Sistema Fecomércio debate aqui o presente e o futuro do Brasil
A discussão sobre os cenários político e econômico e as expectativas para os próximos anos, que vem percorrendo o Estado, chega a Santa Maria. Com o tema “O presente e o futuro do Brasil”, o evento, promovido pelo sistema Fecomércio-RS e pelo Instituto Fecomércio de Educação e Pesquisa, acontecerá dia 2 de setembro, às 18h30min, no Floratta Espaço de Eventos. Os painelistas serão Fernando Schuller, cientista político, e Marcelo Portugal, economista, tendo como mediador Adriano Beuren, coordenador de Relações Governamentais da Fecomércio-RS. As inscrições poderão ser feitas pelo site da FECOMÉRCIO.
Banco do Bem
O Banco de Alimentos de Santa Maria comemorou nesta quinta-feira (14), seu oitavo ano de funcionamento. Criado por inspiração da Família Fração, que trouxe a ideia a partir do Banco de Alimentos de Porto Alegre, ele é operacionalizado por voluntários e voluntárias que trabalham gratuitamente, repassando alimentos para mais de 70 entidades cadastradas. Cada quilo de alimento tem seu registro de entrada e de saída, com rigoroso controle de distribuição. Sua manutenção se dá através de contribuições de várias fontes e da arrecadação de alimentos na porta de alguns supermercados da cidade, em um sábado por mês. Em 8 anos o Banco distribuiu 1 milhão, 673 mil, 782 quilos de alimentos, possibilitando o fornecimento de 4 milhões e 900 mil refeições a 1.900 famílias beneficiadas mensalmente.
A vida continua, nesta e em outras dimensões!